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BRT CHINÊS!!!

Postado por S3 Arquitetura & Construções |

O BRT é um modelo de transporte coletivo de média capacidade. Constiui-se de veículos articulados ou biarticulados que trafegam em canaletas específicas e utilizam Estações e Estações de Parada adaptadas para o rápido acesso dos passageiros ao veículo.

O belenense espera a 3 anos a conclusão de seu BRT, para ter escoamento das principais vias de entrada e saídas da cidade. O projeto da capital paraense é resultado de anos de estudo em parceria com o governo do Japão atravás da JICA - Japan International Cooperation Agency. Inicialmente deve beneficiar mais de 600 mil pessoas, prevendo-se uma redução de 70% no tempo de viagem entre o Distrito de Icoaraci e o centro da cidade. O projeto da PMB é polêmico porque tem previsão de conclusão em apenas 18 meses a partir de Janeiro de 2012, mas ainda em Março não contava sequer com a infraestrutura necessária ou as licenças ambientais exigidas. A atual prefeitura de Belém, efetuou várias modificações no projeto que deve ter sua primeira etapa entregue no inicio de 2014.

Este projeto, diferente do projeto japonês, mais amplo e abrangente, tem extensão de 20 quilômetros e prevê a implantação de 23 paradas ao longo do percurso que se inicia em Icoaraci e vai até o bairro de São Brás, onde um terminal de integração fara a distribuição dos passageiros para os vários bairros da capital. Mas gostaria de apresentar para vocês o BRT CHINÊS. 

Uma ideia inovadora e sustentável! Em 2010 o projeto de um grupo de chineses ganhou espaço na mídia internacional por oferecer um meio alternativo de locomoção na China, mas, pouco da ideia foi abordada no Brasil e no mundo, por ser considerada uma ideia utópica. Porém, nesta semana o projeto ganhou mais forças no Brasil e voltou a percorrer por alguns portais de notícias. Com uma oferta inusitada e inovadora, os chineses propõem uma forma de contribuir para a diminuição de até 30% do trânsito na China, o projeto apresenta um ônibus que passa por cima dos carros e evita a formação de engarrafamentos.

onibus da china

O projeto tem o nome de Land Air Bus e utiliza de painéis solares e elétricos para se locomover, o que gera uma economia de até 860 toneladas de combustível ao ano e resulta em uma redução de 2640 toneladas de emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. O ônibus alcança uma velocidade de 60 km/h, e conforme informações dos criadores do projeto, o veículo comporta 1200 pessoas em quatro vagões. A criação possui seis metros de largura e quatro metros de altura, ocupa duas pistas e o custo para implementá-lo chega a ser até 10% mais barato do que a construção de metrôs. Até o momento ainda não existe a confirmação de que será implantado na China, mas o projeto é apresentado como o futuro das cidades.

onibus chines

Veja o Vídeo do projeto!!


Por Rodrigo Souza
Arquiteto

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