12:23

A arquitetura indígena

Postado por S3 Arquitetura & Construções |

No Brasil há diversas tribos indígenas espalhados por varias regiões do nosso pais. Cada tribo possui costusme diferentes, modo de organização de vida, rituais e arquitetura de aldeias. Existem milhares de tribos desconhecidas, não há registros que comprovem números exatos de quantas tribos e índios existem em território nacional. Atualmente foi descoberto uma tribo que vive em mata fechada no Acre e que seus constumes são totalmente primitivos, pois nunca tiveram contato com outros humanos que não sejam indios, principalmente, homem branco.



 Indios atiram flexas no monomotor


Há tribos que possuem apenas uma casa, é a casa unitária, ela ajuda na organização da tribo, são usadas pelas tribos dos Tucanos, localizados na fronteira do Brasil e Colombia, pela  tribo Pano, habitantes do Alto Solimões, a tribo Yanomâmis e a tribo Marubos, mas possuem outras funções complementares, as casas pequenas circulam a casa grande. Cada uma dessas tribos, possuem o modo de construção e localização de suas aldeias são totalmente diferentes.
Os assentamentos indígenas mais comuns são as da tribo Tupiguarani, localizados na Amazonas. São aldeias formadas por varias construções.

Há diversas construções de aldeias indígenas, algumas delas são: Casas com planta baixa circular, Casa Jê: Xavante,  casas com planta baixa elíptica, casa antropomorfa, grande maloca Tukâno, casas com planta baixa retangular, casa Tupi: Tapirape, casas com planta baixa poligonal, a Shabono dos Yanomamis, casa-aldeia dos Marúbo, A construção da casa xinguana
.






 Antropomorfismo da casa xinguana - Fachadas



Antropomorfismo da casa xinguana – Planta baixa e corte


 Hoje os assentamentos de algumas tribos indígenas estão mais modernizadas. O contato com o homem branco trouxe modernidade, os modelos vem sendo reinterpretado por técnicas e materiais atuais.



Fonte: Sala de Artes.

10:33

Projeto de Kitnet da S3

Postado por S3 Arquitetura & Construções |

A S3 elaborou para um casal de médicos, um prédio de kitnets, no centro de Belém-Pa. O terreno mede 9x22 m. Possui vagas de garagem para os apartamentos, espaço para um loja na frente da edificação. Os apartamentos contemplam uma área de 27m², contendo um quarto, w.c, cozinha americana e sala. Abaixo segue imagens do projeto.









Por Arq. Rodrigo Souza


16:29

5 Maneiras maravilhosas de design inspirados na natureza!

Postado por S3 Arquitetura & Construções |

1 - Árvore na sala de estar

1

2 - Mural da natureza

2

3 - Móveis inspirados na natureza.

3

4 - Tapete com um toque de natureza.

4

5 - Iluminação.

5



Por Arq. Rodrigo Souza

17:05

Arquitetura Canina

Postado por S3 Arquitetura & Construções |

Foi o tempo que a casinha do cachorro era um pano no chão ou uma caixa de papelão. As vezes o canto no pé da cama já servia para o nosso grande amigo como casa, facilmente identificável para as visitas que chegavam as nossas casas. 
Com o passar do tempo. os serviços para esse nosso parceirinhos foram ganhando espaços nos pets. Como acumpultura ou spa. Com tudo isso porque não inovar na casinha deles? Pensando nisso, alguns arquitetos começaram a bolar desenhos muito bacana e prático para os bichinhos. O nicho do mercado foi crescendo e hoje existem verdadeiras mansões para cachorros.
Alguns pets sortudos podem ganhar até mesmo casas neoclássicas, versões em miniatura da residência de seus donos ou tocas com arquiteturas modernas para abrigar “suas pulgas”. Uma empresa norte-americana chamada “Beyond the Crate” vende as mansões para cães criadas pelo estúdio “La Petite Maison” que, dependendo dos detalhes, chegam a custar US$ 30 mil.
A designer de interiores Michelle Polak que desenha os modelos conta que os clientes são celebridades,  ricos ou simplesmente pessoas que amam seus cães. Também há aqueles que querem um belo enfeite para o jardim e não se preocupam se o cãozinho usa ou não a pomposa casinha.
“Nós temos construído casinhas para cachorro personalidades por mais de vinte anos. Elas podem ser feitas em qualquer estilo, bem como ter como base a casa dos donos do animal”, conta Polak.
As pequenas construções tem de 4 a 12m² e alturas variáveis. O acabamento é minucioso e conta com piso em madeira ou pedra, iluminação e, em alguns casos, calefação.
Veja alguns modelos abaixo.











Por Rodrigo Souza
Arq. S3 PROJETOS E CONSTRUÇÕES

23:09

10 MOTIVOS PARA CONTRATAR UM ARQUITETO!

Postado por S3 Arquitetura & Construções |

1. O arquiteto é o profissional tecnicamente capacitado para resolver os problemas de uma obra, podendo conceber melhor os ambientes para o ser humano viver.
2. Esse profissional faz o projeto arquitetônico, que é o conceito da obra, com as soluções de acordo com o espaço e as necessidades do cliente, e apresenta diferentes alternativas de custos.
3. Em caso de obra nova, o arquiteto ajuda desde a escolha do terreno. Nas reformas, avalia a estrutura que pode ser mantida e a que precisa ser renovada ou removida.
4. O cálculo correto do que pode ser feito ajuda no melhor aproveitamento do espaço. No projeto, a circulação e a distribuição dos móveis são previstas com exatidão.
5. A partir do projeto, o arquiteto planeja a compra do material adequado e na quantidade certa, o que evita o desperdício e resulta em economia no custo final da obra.
6. Quando gerencia a obra, o profissional contrata mão de obra qualificada e acompanha cada etapa do processo. Isso evita maiores dores de cabeça com erros e atrasos nos serviços.
7. Sem um planejamento, os erros são maiores, incorrendo em execuções e demolições até o acerto final e gerando despesas maiores que as previstas no início da obra.
8. A obra com projeto feito por um arquiteto é mais econômica. A previsão, desde o início, de todas as instalações hidraúlicas e elétricas evita novo quebra-quebra.
9. O cronograma, feito pelo arquiteto, prevê a ordem dos serviços. Isso faz com que um trabalho não leve a refazer o outro. Exemplo: a raspagem do assoalho de madeira após a pintura das paredes.
10. Com um arquiteto envolvido na obra, naturalmente ela é mais valorizada. Além disso, no contrato, o profissional dá garantia contra vazamentos ou erros de instalações.

18:17

Concorrência para o projeto de Campus, em Berlim

Postado por S3 Arquitetura & Construções |

BIG, Büro Ole Scheeren, OMA e foram anunciados como os três finalistas do concurso para a concepção do novo Campus de mídia para Axel Springer, SE, em Berlim, na Alemanha, batendo Kuehn Malvezzi e SANAA. A classificação final será lançado em janeiro.

O novo campus ficará localizado no sítio histórico do antigo Muro de Berlim, o que antes era uma terra de ninguém. Todas as três propostas abordam essa história controversa, bem como as exigências de um trabalho do século 21. Presidente do júri, o Prof Dr. Friedrich von Borries, proclamou que: "Todos os três projetos mostram como a arquitetura pode ser fascinante hoje em dia. Não importa qual das três propostas serão realizados: A competição já é um enriquecimento da cultura edifício de Berlim "Veja todas as três propostas, após o intervalo. ...

Proposta da empresa Big.

"Um Bairro Tridimensional" / BIG + Bollinger + Grohmann + Man Made Terra + TOPOTEK 1 + Kardoff Ingenieure + + Wenzel Wenzel

Proposta da Büro-OS

Büro Ole Scheeren encontra inspiração na "Cloud" e projeta um edifício cuja base é acusado de espaço público e cujo núcleo é "um vazio físico [...] esculpido para criar lugares permeáveis ​​flexíveis para a imaginação, colaboração e interação."

Proposta da Büro-OS. Image Courtesy of Axel Springer SE

Em meio a solidez de um espaço de trabalho formal, tradicional, OMA apresenta um "vale digital" aberta, um espaço público constituído por uma série de terraços interligados, que "ricamente transmite o trabalho de indivíduos", a fim de estimular um senso de coletividade, espero estalando a "bolha de desempenho introvertida" que resultou de digitalização.

Proposta da OMA.





15:11

Como Economizar na hora de decorar?

Postado por S3 Arquitetura & Construções |

Você está querendo mudar o visual da sua casa, loja ou escritório e não sabe como? Aqui vai uma dica da S3. Use paletes de madeira. Isso mesmo aqueles paletes de madeira que você pode pegar na feira perto da sua casa, em depósitos de cimentos ou em fábricas diversas. Esses locais jogam fora os paletes, você pode pedi-los e transformar nos mais diversos móveis ou acessórios. Veja abaixo alguns exemplos usados em nosso próprio escritório. 

Uso dos paletes na fachada. Estão pintados de branco do lado esquerdo.

Usado como painel de tv.

Usado como porta livros e objetos.

Usado como porta livros e objetos.